Mundo

Parlamentares americanos pedem que Biden cobre de Bolsonaro respeito à eleição

Congressistas do Partido Democrata assinaram carta ao presidente dos Estados Unidos

Foto: SAUL LOEB / AFP
Apoie Siga-nos no

Parlamentares do Partido Democrata dos Estados Unidos solicitaram ao presidente Joe Biden que avise de forma clara ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que o Brasil ficará isolado caso haja desrespeito ao processo eleitoral.

A cobrança ocorre por meio de uma carta assinada por 31 deputados e oito senadores. Os congressistas mencionam no documento as declarações de Bolsonaro contra o sistema eleitoral e dizem considerá-las antidemocráticas.

Entre as possíveis medidas contra o Brasil, estariam a impossibilidade de se tornar aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, ou de receber apoio dos Estados Unidos para ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE.

“Escrevemos para expressar nossa profunda preocupação com os ataques sistemáticos às instituições democráticas da quarta maior democracia do mundo”, dizem os parlamentares.

O documento chegou a Biden na mesma semana em que Bolsonaro mobilizou milhares de apoiadores sob o pretexto do Dia da Independência. No texto, os parlamentares relembram a invasão ao Capitólio, que marcou o início do mandato de Biden após a derrota eleitoral do republicano Donald Trump.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo e do portal G1

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo