Mundo
Parlamentares americanos pedem que Biden cobre de Bolsonaro respeito à eleição
Congressistas do Partido Democrata assinaram carta ao presidente dos Estados Unidos


Parlamentares do Partido Democrata dos Estados Unidos solicitaram ao presidente Joe Biden que avise de forma clara ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que o Brasil ficará isolado caso haja desrespeito ao processo eleitoral.
A cobrança ocorre por meio de uma carta assinada por 31 deputados e oito senadores. Os congressistas mencionam no documento as declarações de Bolsonaro contra o sistema eleitoral e dizem considerá-las antidemocráticas.
Entre as possíveis medidas contra o Brasil, estariam a impossibilidade de se tornar aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, ou de receber apoio dos Estados Unidos para ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE.
“Escrevemos para expressar nossa profunda preocupação com os ataques sistemáticos às instituições democráticas da quarta maior democracia do mundo”, dizem os parlamentares.
O documento chegou a Biden na mesma semana em que Bolsonaro mobilizou milhares de apoiadores sob o pretexto do Dia da Independência. No texto, os parlamentares relembram a invasão ao Capitólio, que marcou o início do mandato de Biden após a derrota eleitoral do republicano Donald Trump.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo e do portal G1
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump chama Biden de ‘inimigo do Estado’ durante comício na Pensilvânia
Por AFP
Em meio a violência política, Bolsonaro diz que varrerá o PT ‘para o lixo da história’
Por CartaCapital