Economia

Para maioria, Bolsonaro prejudica trabalhadores em favor de empresários e banqueiros

Sondagem de instituto dirigido por Eduardo Moreira apontou ainda que o Paulo Guedes é considerado corrupto por metade da população

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira 13 reforça que a maioria dos brasileiros avalia negativamente a atuação do governo Bolsonaro. Segundo a sondagem do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), dirigido pelo ex-banqueiro Eduardo Moreira, 51% dos entrevistados acham que Jair Bolsonaro desfavorece os trabalhadores; 47% também acreditam que o presidente atua para prejudicar as pessoas em situação de extrema pobreza no País.

A mesma pesquisa indica quer, ao passo que Bolsonaro desfavorece trabalhadores e mais pobres, atua para beneficiar empresários e banqueiros. Ao todo, 69% dos entrevistados disseram que a atual gestão favorece grandes empresários e outros 68% apontaram o mesmo quando o assunto é banqueiros.

Para chegar aos resultados, a pesquisa ouviu 2.685 pessoas, entre os dias 10 e 26 de novembro. O levantamento também mediu a percepção dos brasileiros sobre outros temas ligados à economia.

Além do desequilíbrio apontado pelo levantamento, 86% das pessoas reconhecem que o País, sob a gestão Bolsonaro, atravessa uma crise econômica. Desses, 90% apontam que os mais pobres são os mais prejudicados neste período. Ao mesmo tempo, o combate à desigualdade e à pobreza são apontados como o principal destaque negativo por 44% da população. A mesma parcela também diz que o enfrentamento da pandemia conduzido pelo ex-capitão merece o destaque negativo.

Inflação (43%), custo de vida e alta nos preços (45%), assim como o desemprego (39%) também foram citados como os piores problemas na economia brasileira.

Paulo Guedes é corrupto por metade da população

40% disseram ainda que o trabalho de Paulo Guedes não tem nenhum aspecto positivo. O mesmo acontece com Bolsonaro, que não seria digno de qualquer elogio para 43% da população. Na outra ponta, 28% disseram que o combate à corrupção no atual governo pode ser elogiado, assim como o auxílio emergencial, elogiado por 27%.

O ministro da Economia também é considerado corrupto por metade da população e só 30% acreditam que ele seria honesto. 52% também dizem que Guedes é incompetente e a maior parte da população o acusa de favorecer os mais ricos (60%) e os bancos privados (57%).

A gestão do ministro é ruim ou péssima para 43% dos entrevistados contra 23% que avaliam como boa ou ótima.

A offshore de Guedes também foi considerada ‘eticamente inaceitável’ por 76% dos entrevistados. O mesmo levantamento também mediu a percepção acerca do aumento da corrupção nas últimas décadas: 61% disseram que a corrupção aumentou com o PT e 44% acreditam que o fato ocorreu no atual governo Bolsonaro.

Confira a integra da pesquisa:

DESTAQUES_ PESQUISA ICL_CORRUPÇÃO FINANCEIRA (1)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.