Política

‘Pai da urna eletrônica’, Giuseppe Janino sai de cargo de chefia no TSE

Janino saiu ‘a pedido’ do comando da Secretaria de Tecnologia da Informação, segundo o TSE, e será substituído por Júlio Valente

O matemático Giuseppe Janino, 'pai da urna eletrônica'. Foto: Tribunal Superior Eleitoral
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, removeu Giuseppe Dutra Janino da chefia da Secretaria de Tecnologia da Informação do órgão, em decisão anunciada nesta terça-feira 11.

Chamado de “pai da urna eletrônica”, por ter feito parte da equipe que criou o equipamento há 22 anos, Janino vem acusando falta de provas sobre fraude eleitoral no Brasil e defende a confiabilidade no sistema de votação.

De acordo com o TSE, o matemático sai do cargo “a pedido”, após 25 anos de serviços prestados à Justiça Eleitoral, sendo 15 anos no comando da Secretaria. Janino permanecerá no TSE até junho e deve lançar um livro sobre sua história no setor em julho.

Sua saída foi acordada com os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que substituirão Barroso na presidência do TSE em 2022. No lugar de Janino, entra Júlio Valente, que integra a Justiça Eleitoral há 25 anos, 13 deles na mesma Secretaria.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo