Política

O impacto do debate da Globo na escolha dos eleitores, segundo pesquisa Ipespe

Levantamento aponta ainda que, para maioria dos eleitores, Lula foi o candidato que se saiu melhor no evento

Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

A pesquisa Ipespe, contratada pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e divulgada neste sábado 1º, mostra que o debate presidencial transmitido pela TV Globo na última quinta-feira teve pouco impacto no cenário eleitoral.

Ao todo, 76% daqueles que acompanharam o evento – 77% dos entrevistados, segundo o levantamento – indicam que o debate apenas reforçou a sua decisão em votar no candidato que já haviam escolhido antecipadamente. Só 1% apontou que, depois do debate, mudou a sua escolha.

A pesquisa mostra ainda que, entre os indecisos, o embate de ideias televisionado na quinta-feira também teve um efeito baixo. 2% dos entrevistados que acompanharam o evento disseram que conseguiram escolher um candidato entre os participantes. 6% disseram que continuam indecisos mesmo após a transmissão.

Há ainda aqueles que optaram por não votar em ninguém após ver o debate. Estes, segundo a pesquisa, somam 3% dos entrevistados pelo instituto Ipespe.

Todos estes percentuais, vale dizer, variam de acordo com o grupo de entrevistados. Entre aqueles que apontam serem eleitores de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, o índice de reforço pela sua escolha passa dos 80%.

Já entre os apoiadores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), o volume de quem disse ter mudado de escolha é um pouco maior do que a média geral: 5% e 4%, respectivamente. Veja a íntegra dos números:

Para maioria, Lula se saiu melhor no debate

A pesquisa Ipespe deste sábado também apontou que, entre os 77% dos eleitores que conseguiram acompanhar o debate, Lula foi o candidato que se saiu melhor. Ao todo, 30% deste grupo de entrevistados fazem essa afirmação. Bolsonaro tem 22% neste quesito.

Há ainda 14% dos entrevistados que indicam terem visto Simone como o melhor desempenho no evento. Ciro reúne apenas 7% neste quesito. Outros 3% acreditam que Padre Kelmon (PTB) foi o grande vencedor. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’avila (Novo) têm 2% cada.


A pesquisa

A pesquisa deste sábado conta com 1.100 entrevistas por telefone feitas no dia 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95,45%. Na Justiça Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-05007/2022. Veja a íntegra:

Captura de Tela 2022-10-01 à(s) 11.52.36 AM

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo