Política

Ipespe: Lula tem 49% dos votos válidos e está próximo de vitória no 1º turno

Na pesquisa contratada pela Abrapel, o ex-capitão oscilou negativamente no principal cenário monitorado

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) chegou a 49% dos votos válidos na véspera do primeiro turno. O dado é da pesquisa do instituto Ipespe contratada pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) divulgada ao fim da manhã deste sábado 1º.

No levantamento é possível ver ainda uma oscilação negativa de Jair Bolsonaro (PL) no principal cenário monitorado. Enquanto o Lula manteve 46% de intenções de voto na soma geral – que conta com nulos e brancos -, o ex-capitão viu seu grupo de apoiadores sair de 35% para 33%. A oscilação, ainda dentro da margem de erro, deixa o ex-capitão com 35% dos votos válidos.

Ainda na pesquisa, é possível ver uma variação positiva de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB). O pedetista saiu de 6% para 7% de preferência dos entrevistados e a senadora marca 6%, ante 4% que tinha na rodada anterior. Em votos válidos, Ciro tem 8% e Simone 7%. Há ainda 1% de Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).

Estratificação

Na pesquisa é possível ver que Lula vai significativamente melhor do que Bolsonaro no eleitorado feminino (51% x 27%), eleitores que têm escolaridade até o ensino fundamental (56% x 26%) e pessoas com menor renda (55% x 24%). Há ainda uma vantagem bastante significativa no Nordeste (60% x 24%).

Segundo turno

Caso seja necessário um segundo turno, Lula também tem vantagem. Ele aparece, segundo o instituto, com 55%, ante 38% de Bolsonaro. Em votos válidos ele teria 59% a 41% na disputa direta contra o ex-capitão.

O desempenho, vale ainda registrar, é puxado pela herança de 60% dos votos de Ciro Gomes no primeiro turno, enquanto Bolsonaro recebe apenas 10%. 30% dos eleitores do pedetista optariam pelo voto em branco ou nulo.

Chama a atenção ainda a migração de apoiadores de Tebet para Bolsonaro. Ao todo, segundo o instituto, 38% dos eleitores da senadora iriam migrar para o ex-capitão em caso de segundo turno contra Lula, que recebe apenas 28%. 32% fariam a opção pelo voto nulo ou em branco.

A pesquisa

O instituto ouviu, por telefone, 1.100 eleitores brasileiros no dia 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95,45%. Na Justiça Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-05007/2022. Veja a íntegra:

Captura de Tela 2022-10-01 à(s) 11.52.36 AM

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo