Política

Moro diz ser ‘adversário histórico’ de Lula e volta a acenar para Bolsonaro

O ex-juiz da Lava Jato defendeu ‘impor uma derrota não só ao PT a nível estadual, mas a nível nacional’

O ex-juiz Sergio Moro. Foto: Heuler Andrey/AFP via Getty Images
Apoie Siga-nos no

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), candidato ao Senado pelo Paraná, voltou a atacar o ex-presidente Lula (PT) e a sinalizar uma reaproximação com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moro publicou, nesta terça-feira 13, o registro de sua participação em um evento de apoio ao governador do Paraná e candidato à reeleição, Ratinho Júnior (PSD). Roberto Requião (PT) aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

“Quero destacar que o nosso único adversário nestas eleições é um adversário histórico do Ratinho Júnior, é um adversário histórico meu, que é o PT, hoje aliado ao Requião”, afirmou o ex-magistrado. Ele também tornou a indicar o apoio a Bolsonaro na disputa contra Lula.

“Vamos trabalhar juntos não só para eleger o governador, com os méritos que ele merece (sic), mas igualmente para impor uma derrota não só ao PT a nível estadual, mas a nível nacional. Nosso adversário é o PT, Lula e o Requião.”

Na segunda-feira 12, Lula disparou críticas a Moro em sabatina realizada pela CNN Brasil. Questionado sobre denúncias de corrupção durante seu governo, o petista reconheceu ter havido irregularidades, mas defendeu a sua inocência e responsabilizou o ex-juiz por ter retirar a credibilidade da Lava Jato.

O ex-presidente argumentou que era necessário ter preservado as empresas envolvidas nos processos de investigação e garantir que a punição se restringisse às pessoas que praticaram atos ilícitos. Segundo ele, a Lava Jato, na verdade, “destruiu” setores da economia, como a construção civil e a exploração de óleo e gás.

“O que você não pode é levantar suspeitas sobre todo mundo. E é importante dizer que quase todo mundo foi condenado, foi solto e saiu com muito dinheiro, porque a delação premiada fez com que muita gente ficasse rica”, declarou Lula. “O processo de investigação poderia ter sido mais sério se o juiz não fosse o pilantra que foi, se não transformasse a Lava Jato numa questão política para me proibir de ser candidato.”

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações de Lula (inclusive no processo do triplex no Guarujá) e reconheceu a suspeição de Moro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo