Política

Moraes reage a ataques e diz que o Brasil garantirá a democracia com eleição limpa e urna eletrônica

Em congresso na Bahia, o ministro do STF mencionou a importância de combater o ataque de ‘milícias digitais’ contra a democracia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, reforçou neste sábado 14 que a democracia no Brasil será garantida com eleições limpas e transparentes por meio das urnas eletrônicas.

Moraes participou do Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador (BA), e mencionou a importância de combater o ataque de “milícias digitais” que atentam contra a democracia. Esses grupos, seguiu o ministro, “produzem conteúdo falso e notícias fraudulentas” e têm “o mesmo ou mais acesso que a mídia tradicional”.

Diante desse cenário, afirmou Moraes, citado pelo G1, o Poder Judiciário não vai “se acovardar” frente às milícias digitais e a “movimentos populistas”. Para ele, os ataques não são descoordenados e partem de um movimento que “tem muito dinheiro”.

“Isso foi sendo construído pelos movimentos populistas, principalmente pela extrema-direita.”

Na sexta-feira 13, no mesmo congresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, também defendeu a atuação da Justiça ante ataques ao sistema eletrônico de votação. O ministro declarou que não permitirá “a subversão do processo eleitoral”.

Fachin não mencionou diretamente o presidente Jair Bolsonaro, que dobrou a aposta em declarações que tentam deslegitimar as eleições. Cobrou, porém, que “todos os Poderes digam, sem subterfúgios, que vão respeitar o processo eleitoral de outubro de 2022”.

A nenhuma instituição ou autoridade a Constituição permite poderes que são exclusivos da Justiça Eleitoral. Não permitiremos a subversão do processo eleitoral”, disse Fachin. “E digo, para que não tenham dúvida: para remover a Justiça Eleitoral de suas funções, terão que antes remover este presidente da sua presidência”.

E completou: “Diálogo, sim. Joelhos dobrados, jamais”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo