CartaExpressa
Moraes determina a apreensão de armas e passaporte de Jair Bolsonaro
Com a decisão, o ex-presidente fica oficialmente impedido de deixar o País durante a investigação


O ministro Alexandre de Moraes determinou, na tarde desta quarta-feira 3, a apreensão do passaporte e do porte de armas de Jair Bolsonaro. A decisão ocorre em conjunto à operação da Polícia Federal que realizou ações de busca e apreensão na casa do ex-presidente.
O magistrado também autorizou que armas e munições sejam apreendidas junto com dispositivos eletrônicos, computadores, tablets e celulares. Com a decisão, Jair Bolsonaro fica oficialmente impedido de deixar o País.
As ações fazem parte de uma operação da PF que investiga um esquema criminoso para alterar dados vacinais de Jair Bolsonaro, da sua filha Laura Bolsonaro e de pessoas próximas ao ex-capitão. Além dele, são alvos Marcelo Siciliano, Gutemberg Reis de Oliveira e Mauro Cid, preso na manhã desta quarta-feira.
O ministro do STF também tornou pública a representação da Polícia Federal e o parecer da Procuradoria-Geral da República sobre a investigação. Segundo Moraes, a decisão de tornar pública é necessária dadas as “inúmeras publicações jornalísticas com informações incompletas da decisão”.
Até o momento, seis pessoas foram presas pela operação, incluindo Mauro Cid. Além dele, também foram presos o PM Max Guilherme Machado de Moura, Sérgio Rocha Cordeiro, o secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias, João Carlos de Sousa Brecha, Luis Marcos dos Reis e Ailton Gonçalves Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro tinha ‘plena ciência’ de dados falsos sobre vacinação, diz PF
Por Marina Verenicz
Bolsonaro chora ao vivo na Jovem Pan ao tentar se explicar sobre operação da PF
Por CartaCapital
Mauro Cid fica em silêncio durante depoimento à Polícia Federal
Por CartaCapital
Cartões falsificados: Moraes torna públicos documentos de investigação contra Bolsonaro
Por Marina Verenicz
Quem são os 6 presos pela PF na operação que investiga fraude no cartão de vacina de Bolsonaro
Por André Lucena
Como aliados de Bolsonaro fraudaram o sistema de vacinação, segundo a PF
Por CartaCapital