Justiça

Moraes concede liberdade provisória ao bolsonarista Bismark Fugazza

O youtuber, que estava preso desde março por suspeita de incentivar atos golpistas, terá de se submeter a medidas cautelares

Bismark Fugazza, do canal Hipócritas. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória ao youtuber Bismark Fugazza. O bolsonarista estava preso no Complexo Médico Penal do Paraná desde março por suspeita de incentivar atos golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). A decisão, mantida em sigilo, foi divulgada pelo jornal O Globo.

Fugazza foi preso em Assunção, no Paraguai, onde estava foragido. A ordem de prisão contra o influenciador partiu de Moraes, em dezembro do ano passado.

O magistrado acatou uma manifestação da Procuradoria-Geral da República a defender o relaxamento da prisão. A PGR apontou que a participação do youtuber no 8 de Janeiro “se limitou a postar em suas redes sociais foto da porta arrancada do gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o próximo a ser retirado seria o próprio magistrado a quem a atribuiu a culpa pelas manifestações”.

O Ministério Público Federal sustentou que a liberdade provisória de Fugazza não oferece risco às investigações em curso.

Moraes estabeleceu, porém, uma série de medidas cautelares: uso de tornozeleira eletrônica, cancelamento dos passaportes e suspensão imediata de porte de arma de fogo, além da proibição de acessar redes sociais, de se comunicar com outros investigados e de sair de Balneário Camburiú (SC), onde mora.

“O descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas implicará na revogação e decretação da prisão”, determinou o ministro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo