Política

Ministro do TCU que enviou áudio com insinuação golpista renova licença médica

‘Está acontecendo um movimento muito forte nas casernas’, relatou Augusto Nardes em mensagem no WhatsApp

O ministro do TCU Augusto Nardes. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Augusto Nardes, o ministro do Tribunal de Contas da União que enviou um áudio com teor golpista em um grupo de WhatsApp, estendeu o afastamento por licença médica até a próxima sexta-feira 2. O pedido inicial venceu na última segunda 28.

O afastamento foi solicitado por Nardes um dia depois do vazamento de um áudio compartilhado por ele. Na mensagem, ele sugeria que as Forças Armadas estariam prontas para um golpe.

“Está acontecendo um movimento muito forte nas casernas”, relatou Nardes. “É questão de horas, dias, no máximo uma semana, duas, talvez menos, para que um desenlace bastante forte na Nação ocorra, [de consequências] imprevisíveis.”

Na gravação, Nardes afirmava ainda ter conversado com o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), que estaria preparado para o que aconteceria no País em breve. Os destinatários do áudio eram empresários do agronegócio.

Posteriormente, ele disse ter sido mal interpretado e alegou que o conteúdo da mensagem era despretensioso e foi gravado às pressas. Ele também declarou repudiar manifestações de natureza golpista.

Após a repercussão, deputados do PT protocolaram uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra Nardes, “em decorrência de suas manifestações antidemocráticas”. Ele ainda foi convocado a se explicar na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, a pedido da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), subscrito por parlamentares do PT.

Desde então, o ministro foi afastado das funções alegando tratamento de saúde. Não está claro se na sexta-feira, quando vencerá o novo afastamento, ele renovará a licença.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo