CartaExpressa
Ministro do TCU tenta explicar áudio vazado e diz repudiar manifestações golpistas
Augusto Nardes sugeriu haver ‘um movimento muito forte nas casernas’, em referência aos atos antidemocráticos de bolsonaristas
O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes afirmou, nesta segunda-feira 21, “repudiar peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas”.
A declaração acontece horas após o vazamento de um áudio em que ele discorre sobre “um movimento muito forte nas casernas”. Nardes sugeriu ser “questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso”, para um “desenlace bastante forte na Nação, [de consequências] imprevisíveis”.
O ministro disse ainda ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve. O áudio, enviado por Nardes a amigos do agronegócio, foi divulgado no domingo 20 pela Folha de S.Paulo.
“O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”, diz o texto divulgado pela equipe do integrante do TCU. “Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas.”
Nesta segunda, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que acionará o Supremo Tribunal Federal, “solicitando a instauração de inquérito policial, por possível crime contra a ordem democrática”. Segundo ele, Nardes “mostrou apoio a golpistas”. Randolfe também apresentará uma denúncia à Corte, “sustentando crime de responsabilidade” e “requerendo a perda do cargo e a suspensão dos direitos políticos”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PRF diz que atos bolsonaristas em Santa Catarina têm métodos ‘terroristas e black blocs’
Por CartaCapital
Bolsonaristas confundem ação social com intervenção militar: ‘É para tremer a base’
Por CartaCapital
PGR impede que PF acesse dados da CPI da Covid em investigação contra Bolsonaro
Por CartaCapital



