Política

Deputados acionam o STF contra ministro do TCU por ‘práticas criminosas, abjetas e revanchistas’

Parlamentares petistas cobram investigação e afastamento de Augusto Nardes após declarações sobre ‘um movimento nas casernas’

O ministro do TCU Augusto Nardes. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Parlamentares do PT protocolaram na noite desta segunda-feira 21 uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes “em decorrência de suas manifestações antidemocráticas”.

A peça é assinada pelo líder da bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e pelos deputados Alencar Santana Braga (SP), Elvino Bohn Gass (RS), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP).

Os deputados solicitam à presidente do STF, Rosa Weber, que a Procuradoria-Geral da República seja instada a investigar e adotar providências legais sobre os “gravíssimos crimes” supostamente cometidos por Nardes.

Em áudio enviado a amigos e vazado no domingo 20, Nardes discorre sobre “um movimento muito forte nas casernas”. Ele sugeriu ser “questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso”, para um “desenlace bastante forte na Nação, [de consequências] imprevisíveis”.

O ministro disse ainda ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve. Desde a derrota do ex-capitão para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestantes de extrema-direita promovem atos de caráter golpista em diversas cidades brasileiras.

Nesta segunda, por meio de nota, Nardes afirmou “lamentar profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”. Declarou também “repudiar peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas”.

Segundo os deputados petistas, porém, Nardes “instiga as hordas a continuarem com as ações criminosas em curso e a ocuparem ruas, inclusive anunciando (ou insinuando) a preparação de iniciativas oriundas dos quartéis”.

“Urge, portanto, que o Representado seja responsabilizado por suas práticas criminosas, abjetas, revanchistas e inconciliáveis com o espírito que deve nortear os cidadãos nas disputas democráticas.”

Os deputados petistas pedem a abertura de investigação, a adoção de medidas administrativas e civis contra Nardes e o afastamento imediato do ministro do TCU “por sua conduta contra o Estado Democrático de Direito”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo