Política

Mesmo com 9 ministérios, MDB, PSD e União Brasil dão 83% de seus votos contra o governo no Marco Temporal

Levantamento feito pelo jornal O Globo revela que, mesmo com cadeiras no Planalto, partidos não deram suporte ao posicionamento de Lula; PSB e PDT também tiveram ‘traições’, mas em volume menos significativo

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Os partidos MDB, PSD e União Brasil não votaram com o governo federal na análise do PL do Marco Temporal, aprovado por 283 votos na Câmara dos Deputados nesta terça-feira 31. As três legendas têm 9 ministérios. Ainda assim, juntos, deram 83% dos seus votos para o projeto que sacramentou um retrocesso ambiental contrário ao programa de governo do presidente Lula (PT).

O levantamento da ‘infidelidade’ foi realizado pelo jornal O Globo nesta quarta-feira 31. Conforme mostra a publicação, dos 114 deputados federais que integram estas três legendas, 95 votaram favoravelmente ao PL do Marco Temporal. Só 18 acompanharam a posição do governo e um parlamentar se absteve. (Veja aqui como votou cada um dos deputados)

Os partidos comandam hoje as seguintes pastas:

MDB

  • Planejamento e Orçamento – Simone Tebet;
  • Cidades – Jader Filho;
  • Transportes – Renan Filho.

União Brasil

  • Integração e Desenvolvimento Regional – Waldez Góes;
  • Turismo – Daniela Carneiro;
  • Comunicações – Juscelino Filho.

PSD

  • Agricultura e Pecuária – Carlos Fávaro;
  • Pesca – André de Paula;
  • Minas e Energia – Alexandre Silveira.

PSB e PDT, outros dois partidos com ministérios, também deram alguns votos contrários ao governo. Nestes dois casos, porém, a maioria dos deputados acompanhou a posição da atual gestão de votar contrário ao Marco Temporal.

No PSB foram 3 votos favoráveis ao projeto e 12 contra. A legenda detém a vice-presidência e o Ministério da Indústria e Comércio com Geraldo Alckmin, além da Justiça e Segurança Pública com Flávio Dino e o Ministério de Portos e Aeroportos com Márcio França. Já o PDT deu 14 votos para reprovar o Marco Temporal e apenas um para aprovação. O partido tem a pasta do Trabalho e Emprego na figura de Carlos Lupi.

O resultado, destaca a publicação, fez com que partidos que integram a Esplanada de Lula dessem mais de ⅓ dos 283 votos de aprovação ao projeto que dificulta a demarcação de terras indígenas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo