Política

Marcos Uchôa retira candidatura e culpa Molon por falta de informações sobre recursos

O jornalista disse que o diretório do PSB no Rio não forneceu previsões sobre o dinheiro disponível: ‘Não acredito em trabalho mal feito’

Apoie Siga-nos no

O jornalista Marcos Uchôa anunciou nesta terça-feira 30 que não pretende mais concorrer ao cargo de deputado federal, devido a um desentendimento com o candidato a senador Alessandro Molon (PSB-RJ).

Uchôa se filiou ao PSB do Rio de Janeiro para disputar uma vaga na Câmara, mas, em vídeo, declarou que não contou com os recursos financeiros prometidos para a sua campanha.

O jornalista disse que, em abril, havia questionado Molon, presidente do PSB no Rio, sobre o recebimento de verbas para realizar a sua campanha. De acordo com Uchôa, a promessa que ouviu não foi cumprida.

“O presidente do PSB no Rio, Alessandro Molon, disse que o partido financiaria a minha campanha. Pois estive por meses pedindo uma informação básica: quando e mais ou menos em torno de quanto de dinheiro eu poderia contar”, relatou o jornalista. “Chegamos ao final de agosto e essa informação não foi dada.”

Uchôa afirmou que outros candidatos do PSB disseram estar na mesma situação. Segundo ele, a falta de informações impossibilita o estabelecimento de compromissos com profissionais da campanha, como assessores, contadores, fotógrafos e advogados.

O jornalista ressaltou que o período de campanha começou há duas semanas e que o pleito ocorrerá em cerca de um mês. Ele disse ter se sentido como se empurrasse um carro, sem os equipamentos necessários, enquanto outros candidatos estavam “a mil por hora”.

“Eu não acredito em trabalho mal feito. Ao longo de 38 anos no jornalismo, trabalhei com pessoas competentes. Atrás de cada repórter, tem que existir uma equipe. Em política, não é diferente. […] E aí eu pensei: isso não é sério. E eu sou uma pessoa séria nas coisas que eu faço. E achei que, nessa situação, não tinha sentido continuar.”

CartaCapital procurou Molon, mas não obteve resposta. A assessoria enviou uma nota da Executiva do PSB no Rio que diz que a legenda recebeu na última quinta-feira 25 a transferência de 4 milhões de reais para financiar candidatos a deputados federais e estaduais.

O diretório também alegou que só decidiu os valores na segunda-feira 29 e que realizará os depósitos ao longo dos próximos três dias, o que não teria tornado possível “antecipar qualquer estimativa previamente”.

Veja posicionamento do PSB-RJ

Na última quinta-feira, dia 25 de agosto, o PSB-RJ recebeu a transferência de R$ 4 milhões para o financiamento de campanhas de candidatos a deputado federal e estadual. Na manhã do dia seguinte, sexta-feira, dia 26 de agosto, em reunião da Executiva Estadual do PSB-RJ, foram estabelecidos os critérios para a distribuição destes recursos. Esta decisão foi publicada no site do partido no mesmo dia (confira aqui: https://psbrio.org/resolucao-no4-dacomissao-executiva/).

Na segunda-feira, dia 29 de agosto, o Grupo de Trabalho Eleitoral criado pela Executiva Estadual para definir, com base nos critérios pré-estabelecidos pela mesma Executiva, os valores que cada candidatura receberia, se reuniu e decidiu tais valores. A partir desta terça-feira, dia 30 de agosto, os recursos passaram a ser depositados nas contas das candidaturas. Os repasses serão feitos ao longo dos próximos três dias, inclusive hoje, respeitando os limites bancários diários para transações financeiras.

Apenas ontem, portanto, se chegou ao valor certo que poderia ser garantido para cada candidatura a deputado federal e estadual. Por essa razão, não foi possível antecipar qualquer estimativa previamente. Por fim, os mesmos critérios estabelecidos na distribuição de recursos financeiros serão aplicados na distribuição do tempo de tv e rádio, cujos programas já foram custeados pelo PSB-RJ.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo