Política

Lula tem 34 de vantagem sobre Bolsonaro no Nordeste, aponta pesquisa

Petista ainda aparece 20 pontos à frente do ex-capitão no Centro-Oeste e só estaria em desvantagem no Norte do País

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tem 34 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores do Nordeste em caso de segundo turno entre os dois. Os dados são da nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta terça-feira 12, na qual o petista aparece com 62% das intenções de voto, ante 28% do ex-capitão.

O levantamento ainda mostra Lula 20 pontos à frente do atual presidente na região Centro-Oeste do Brasil. Neste caso, o ex-presidente tem 54% da preferência dos eleitores, contra 34% que indicam voto em Bolsonaro.

O ex-capitão, por sua vez, leva vantagem em apenas uma região do País, o Norte, onde aparece com 18 pontos percentuais a mais do que Lula. Nesses estados, Bolsonaro soma 55% das intenções de voto e superaria o ex-presidente, que tem 37%.

Há ainda, segundo o levantamento, duas regiões, Sul e Sudeste, em que Lula aparece numericamente à frente, mas em um empate técnico se considerada a margem de erro. No Sul, o petista tem 46% das intenções de voto, ante 38% de Bolsonaro. No Sudeste, os percentuais são de 45% e 42%.

Vale registrar que cada região tem uma margem de erro específica, que varia de acordo com o número de entrevistados. No Nordeste ela é de 3,5 pontos percentuais; no Centro-Oeste é de 6,9 pontos; no Norte, 6,5; no Sul, 4,7; e no Sudeste, 2,7 pontos percentuais.

Lula herda 23% dos eleitores de Bolsonaro em 2018

A pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira 12 ainda cruzou a preferência dos eleitores em 2022 com os votos indicados por eles no segundo turno em 2018. O monitoramento mostra que Lula herda 23% dos eleitores de Jair Bolsonaro naquele ano. O ex-capitão mantém, de acordo com o levantamento, apenas 61% dos seus apoiadores. 3% vão para Ciro Gomes (PDT), 3% para André Janones (Avante) e 2% para Simone Tebet (MDB).

Já entre os eleitores que votaram em Fernando Haddad (PT) naquele ano, a convicção para repetir o voto no PT é maior, de 85%. Entre aqueles que pretendem mudar, 4% dizem que irão migrar para Bolsonaro, 3% para Ciro, 3% para Tebet e 2% para Janones.

Lula também tem vantagem sobre Bolsonaro entre aqueles que votaram em branco ou anularam a sua escolha no segundo turno. 42% indicam que irão votar no ex-presidente e só 26% no ex-capitão. Ciro tem 9% do grupo e Janones 7%. Tebet, por sua vez, reúne apenas 1% e 14% indicam que irão repetir a decisão daquele ano.

Para chegar aos resultados do levantamento desta segunda-feira, a pesquisa ouviu 3 mil eleitores de todo o Brasil via telefone e seguindo critérios proporcionais em cada região. As entrevistas foram feitas entre os dias 3 e 5 de julho. A pesquisa, contratada pelo site Poder360, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06550/2022, a margem de erro do levantamento geral é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo