Política

Lula exclui da Comissão de Anistia da ditadura militares nomeados por Bolsonaro

Os militares bolsonaristas que integravam o órgão pretendiam reverter o entendimento de que houve perseguição contra militantes de esquerda

Apoie Siga-nos no

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou novos integrantes da Comissão de Anistia e afastou militares indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do colegiado. 

Os militares bolsonaristas que integravam o órgão pretendiam reverter o entendimento de que houve perseguição política contra militantes da esquerda durante a ditadura.

Foram excluídos da composição da Comissão nomes como o do general Rocha Paiva, amigo do coronel Brilhante Ustra, apontado como torturador do Doi-Codi de São Paulo e elogiado por Bolsonaro em diversas ocasiões. O ex-integrante do colegiado chegou a definir Ustra como um “herói”. 

Criada em 2002, a Comissão analisa pedidos de reparação de perseguidos políticos pelo Estado, entre os anos de 1946 e 1988.

Sob a gestão do ex-capitão, a Comissão negou indenização de anistia política a ex-presidente Dilma Rousseff, torturada por Ustra. O caso deve ser analisado pela nova formação do órgão. 

Os novos nomes foram escolhidos pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo