Política

Lula evita comentários sobre operação contra aliados de Bolsonaro, mas alfineta o ex-presidente

Em entrevista, o presidente teceu críticas ao ex-capitão e disse que ele foi peça fundamental para que ocorressem os ataques golpistas do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou a possível influência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na tentativa de golpe de estado, em 8 de Janeiro de 2023. 

Em entrevista à rádio Itatiaia, nesta quinta-feira 8, o petista foi indagado sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal contra aliados do ex-presidente.

Lula se esquivou de dar qualquer posicionamento sobre as ações em andamento, visto que as investigações tramitam em segredo de Justiça, mas fez um apelo para que os agentes que cumprem os mandados respeitem a legalidade processual. 

“Eu espero que a Polícia Federal faça a coisa do jeito mais democrático possível, que não haja nenhum abuso, que cumpra o que a Justiça determinou, e depois apresente para a sociedade o resultado daquilo que eles encontraram”, disse. 

Sobre o envolvimento de personagens a política bolsonarista como o general Heleno, Walter Braga Netto e Valdemar Costa Neto, Lula se limitou a reafirmar a necessidade de se investigar os iniciadores, financiadores e executores da tentativa de golpe no País. 

“Obviamente que tem muita gente envolvida, eu acho que tem muita gente que vai ser investigada porque o dado concreto é que houve uma tentativa de golpe, uma política de desrespeito a democracia, houve a intenção de destruir o que nos construímos há tantos anos e essa gente tem de ser investigada. Nós queremos saber quem financiou, quem é que pagou, quem financiava os acampamentos”, declarou o petista. 

Lula ainda teceu críticas ao ex-capitão, afirmando que Bolsonaro teria fugido chorando do Brasil para não ter de passar a faixa presidencial a ele. 

“O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, para perder ou para sair. Tanto é que não teve nem coragem de me dar a posse, saiu chorando e foi embora para os EUA porque ele deve ter participado dessa construção da tentativa de golpe”, afirmou. 

Questionado se entende que o fio do novelo das investigações levaria a Bolsonaro, Lula diz que a tentativa de golpe teria dificilmente acontecido sem a presença do ex-capitão.

“Eu acho que não teria acontecido sem ele. O comportamento dele foi muito diferente. Primeiro, antes das eleições, ele passou o tempo inteiro mentindo sobre as eleições, mentindo sobre as urnas, criando suspeição em uma urna que foi responsável pela eleição dele em 2018. Na verdade, foi uma estratégia para instaurar na sociedade um descrédito e a partir dali você pode fazer qualquer coisa, inclusive acabar com esse processo”, comentou Lula. 

Ainda sobre possíveis investigações contra do ex-presidente, Lula reafirma a necessidade de se seguir a legalidade.

“Eu quero que o senhor Bolsonaro tenha a presunção de inocência que eu não tive”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo