Política

Lula critica ‘choradeira do mercado’ sobre dividendos e diz que Petrobras não pode pensar só nos acionistas

Declaração ocorre em meio a uma crise envolvendo o pagamento de dividendos da petrolífera

São Bernardo do Campo SP 02/02/2024 . Presidente Lula visita fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta segunda-feira 11 o mercado financeiro como “um dinossauro voraz que quer tudo para ele e nada para o povo” e disse considerar que a Petrobras deve ter preocupação com os brasileiros, e não apenas com os acionistas da companhia.

“O que eu acho é que a Petrobras precisa ter em conta o seguinte. [Ela] não é apenas uma empresa de pensar nos acionistas que investem nela, porque a Petrobras tem que pensar no investimento e pensar em 200 milhões de brasileiros que são os verdadeiros donos dessa empresa”, disse o petista, em entrevista ao SBT.

A entrevista foi gravada na manhã desta segunda e a íntegra só vai ao ar à noite. “Se eu for atender apenas a choradeira do mercado, você não faz nada. Porque o mercado é um rinoceronte, dinossauro voraz. Ele quer tudo para ele, nada para o povo”, completou Lula.

A declaração ocorre em meio a uma crise envolvendo a petrolífera. Na semana passada, a Petrobras anunciou o adiamento na distribuição de dividendos extraordinários aos acionista, o que levou a uma reação do chamado mercado financeiro.

Graças a uma mudança feita no ano passado, a companhia reduziu o percentual do fluxo de caixa livre que distribuía aos acionistas. Dos 60% que estavam vigentes desde 2011, o percentual caiu para 45%.

Assim, a estatal confirmou que distribuirá 14,2 bilhões de reais em dividendos para o último trimestre do ano passado. O montante é abaixo do que os investidores esperavam, o que fez a petroleira perder 55,3 bilhões de reais em valor de mercado na última sexta-feira.

Na entrevista, Lula falou ainda sobre a utilização da fatia dos recursos que não foi distribuída em investimentos da companhia, como para fazer “mais pesquisa, mais navio, mais sonda”. O Novo PAC, uma das vitrines da gestão petista, tem mais de 300 bilhões da Petrobras.

“Então, tivemos uma conversa séria aqui do governo com a direção da Petrobras, porque a gente acha que é importante a gente pensar na Petrobras, é preciso pensar nos acionistas, mas é preciso a gente pensar no povo brasileiro”, afirmou o presidente.

Mais uma vez, também, o petista prometeu reduzir o preço do combustível, sem entrar em maiores detalhes. Ele criticou o Preço de Paridade de Importação, ao dizer que que não tem porque o preço ser equiparado ao internacional.

“Tenho compromisso com o povo brasileiro de reduzir o preço do combustível, da gasolina, do gás de cozinha e do óleo diesel. A gente não tem por que ter preço equiparado a preço internacional. Porque somos autossuficientes na prospecção de petróleo”, destacou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo