CartaExpressa
Leia o voto que abre caminho para o TSE declarar Bolsonaro inelegível
Após a manifestação do relator, Benedito Gonçalves, a sessão foi encerrada. O julgamento será retomado na quinta-feira 29, às 9h


O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, votou nesta terça-feira 27 pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos na ação que apura a reunião promovida com embaixadores em julho de 2022.
Na agenda, transmitida pela TV Brasil, o então presidente repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral e atacou instituições.
O relator do processo decidiu condenar Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele, porém, votou pela absolvição do ex-candidato a vice-presidente Walter Braga Netto.
Após o voto de Gonçalves, a sessão foi encerrada e o julgamento será retomado na quinta-feira 29, às 9h.
Leia o voto do relator:
AIJE 0600814-85 - VOTO ORAL 27-06-23Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Relator no TSE vota para tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos
Por CartaCapital
Bolsonaro cometeu abuso político em ‘episódio aberrante’ com embaixadores, diz relator
Por Victor Ohana