Justiça

Justiça nega pedido de Nunes para retirar post de Boulos sobre 1º lugar em intenções de voto no Datafolha

Pesquisa divulgada na segunda-feira aponta empate técnico se considerada a margem de erro; psolista tem, porém, vantagem numérica

Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Ricardo Nunes (MDB), pré-candidatos à prefeitura de SP. Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados e Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Justiça Eleitoral de São Paulo negou um pedido feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) para que Guilherme Boulos (PSOL) retirasse de suas redes sociais um post sobre a mais recente pesquisa Datafolha.

Na imagem questionada judicialmente pelo prefeito, o deputado federal escreve ser o 1º colocado nas intenções de voto na corrida eleitoral de São Paulo. Nunes dizia se tratar de desinformação, alegando que a pesquisa apontava um empate técnico.

A Justiça, porém, negou o argumento do emedebista e entendeu que Boulos tem razão ao afirmar ser o primeiro colocado, diante da vantagem numérica apresentada pelo levantamento. Na pesquisa, divulgada na segunda-feira 11, Boulos tem 30% das intenções de voto, Nunes soma 29%.

Na decisão, o juiz eleitoral Antonio Zorz negou o pedido ao considerar os argumentos apresentados pela defesa de Boulos, que alegavam que a informação contida na publicação não era inverídica.

“Não se verifica em qualquer local da ilustração publicada a afirmação de que o peticionário lidera as pesquisas de forma isolada”, disse a defesa do psolista. O magistrado acatou.

Zorz ainda considerou que a informação contida no post não é suficiente “causar alguma confusão ou transtorno para aquele que toma conhecimento da nota [postagem]”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo