Política

Ipespe: a 8 dias da eleição, Lula tem 50% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno

Enquanto o petista anota 46%, seus adversários, somados, representam 45%, de acordo com o levantamento

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto com 11 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme uma pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado 24.

A oito dias da eleição, o petista anota 46% das intenções de voto, ante 35% do ex-capitão. Os índices são os mesmos de um levantamento Ipespe publicado na sexta 23, mas encomendado pela XP Investimentos.

Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 4%, são os últimos candidatos a pontuar na pesquisa. Os demais não chegaram a 1% na modalidade estimulada. Brancos e nulos são 5%, e 4% não sabem ou não responderam.

O Ipespe demonstra que segue aberta a possibilidade de Lula vencer a eleição no primeiro turno. Enquanto o petista tem 46%, seus adversários, somados, representam 45%. Em votos válidos, o ex-presidente chegou a cerca de 50,5%.

Na projeção de segundo turno, Lula vai a 54%, contra 38% de Bolsonaro. Na pesquisa Ipespe/XP da véspera, os índices eram, respectivamente, de 54% e 37%.

Segundo a nova rodada, 70% dos eleitores consideram melhor que a eleição para presidente seja decidida no primeiro turno, enquanto 9% preferem levá-la ao segundo turno e 9% são indiferentes. 1% não sabe ou não respondeu.

O Ipespe entrevistou 1.100 eleitores de todas as regiões do País. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95,45%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR01897/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo