Política

A 1 dia da eleição, 35% dos eleitores de Ciro e Simone estão abertos a mudar de voto, mostra pesquisa CNT/MDA

Migração de eleitores poderá ser decisiva para sacramentar o pleito sem a necessidade de um segundo turno

Créditos: Reprodução Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa CNT/MDA, publicada neste sábado 1º, mostra que há cerca de 12% dos eleitores brasileiros que ainda estariam dispostos a mudar seu voto para presidente no primeiro turno desta eleição. O volume abre espaço para que o pleito possa ser decidido já neste domingo 2.

Entre os principais concorrentes ao Planalto, quem está em desvantagem neste quesito e pode acabar vendo seus apoiadores migrarem para outro candidato é Ciro Gomes (PDT). Ele ocupa o terceiro lugar na pesquisa e tem 35,6% dos seus eleitores que estariam dispostos a mudar de voto a 1 dia da eleição.

Na mesma linha, Simone Tebet (MDB), que tem uma intenção de voto ligeiramente menor do que o pedetista, também pode ver seu resultado final encolher na mesma proporção. Assim como Ciro, ela tem 35,6% dos seus apoiadores dispostos a mudarem seus votos neste domingo.

Em comparação com Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), os dois principais nomes apontados pelos eleitores na disputa presidencial, os percentuais de Ciro e Simone são significativamente maiores. Para Bolsonaro há 7,8% de eleitores com menor grau de convicção. Quando se refere a Lula o volume é de 8,2%.

Rejeição

Para além do índice de convicção das escolhas, a pesquisa deste sábado monitorou ainda os níveis de rejeição de cada um dos principais candidatos. Bolsonaro e Ciro são os mais rejeitados, enquanto Lula e Simone reúnem os menores percentuais nesse quesito.

Ao todo, 54,4% dos eleitores apontam rejeição a Bolsonaro. Para Ciro, o volume é de 53,8%. Simone Tebet tem apenas 49,3% neste índice e Lula soma 47,6%. Vale dizer ainda que Simone tem um nível de desconhecimento bem superior aos demais adversários, o que acaba por explicar o menor índice negativo.

A pesquisa

Para chegar aos resultados, a CNT/MDA ouviu presencialmente 2.002 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral o registro é o BR 02944/2022.

No recorte eleitoral, a pesquisa deste sábado trouxe Lula com 48,3% dos votos válidos. Veja a íntegra:

Pesquisa CNT de Opinião – Rodada 155

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo