Política

Ipec: Romário lidera disputa pelo Senado no RJ; Daciolo é o segundo colocado

O pedetista aparece numericamente à frente dos adversários, mas tecnicamente empatado com outros candidatos

Fotos: EBC e Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ex-jogador de futebol Romário (PL) lidera com folga a disputa pela vaga de senador no Rio de Janeiro, segundo os dados da nova rodada da pesquisa do instituto Ipec no estado. O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira 15 e traz Romário com 27% das intenções de voto, ante 8% de Cabo Daciolo (PDT), que aparece em segundo lugar.

O pedetista, vale ressaltar, aparece numericamente à frente dos adversários, mas tecnicamente empatado com outros candidatos. É o caso, por exemplo, de Alessandro Molon (PSB) e Clarissa Garotinho (União Brasil), que têm 7% cada. Há ainda Daniel Silveira (PTB) com 6% e André Ceciliano (PT) com 4%.

Um terceiro pelotão, ainda mais distante do primeiro colocado, também é citado pelos eleitores. Compõem o grupo Bárbara Sinedino (PSTU), que tem 2%, Itagiba (Avante), com 1% e Raul (UP), também com 1% de menções dos entrevistados. Hiran Roedel (PCB) é o único que não pontua neste momento.

Os dados são do cenário estimulado pelo instituto, quando se apresenta uma lista de concorrentes ao cargo aos eleitores entrevistados. Já no levantamento espontâneo, Romário aparece com 5% e é seguido por Molon, com 2%. Daciolo, Silveira e Clarissa têm 1% das menções.

No Rio de Janeiro, a pesquisa do Ipec ouviu presencialmente 1.200 eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro do levantamento é de três pontos e o nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral o registro é o RJ-08527/2022 para o recorte estadual o BR-03082/2022 para o recorte nacional, que tem Lula (PT) com 35% e Bolsonaro com 33%. As pesquisas Ipec foram contratadas pela TV Globo.

A pesquisa do instituto no RJ também mediu as intenções de voto para o governo. Neste caso, há a indicação de um empate técnico entre Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB). O atual governador tem 21% e o deputado 17%, de acordo com os dados do levantamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo