Política

O tamanho da vantagem de Lula sobre Bolsonaro em SP, MG e RJ, segundo o Ipec

Ex-presidente, que lidera a corrida eleitoral, aparece à frente do ex-capitão nos três maiores colégios do País

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

A liderança do ex-presidente Lula (PT) na pesquisa Ipec, divulgada na segunda-feira 15,  é, em parte, explicada pela vantagem que o petista tem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) nos três maiores colégios eleitorais do País.

De acordo com o levantamento, o ex-presidente tem 44% das intenções de voto contra 32% do ex-capitão. No segundo turno, a diferença é de 16 pontos percentuais.

Em São Paulo, estado com maior número de eleitores do Brasil, Lula tem 43% contra 31% de Bolsonaro, segundo o Ipec.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 59 municípios paulistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04035/2022.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, Simone Tebet (MDB), com 3%, Eymael (Democracia Cristã), Felipe d’Avila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Em Minas Gerais, segundo maior colégio, a vantagem de Lula é de 13 pontos. O petista marca 39% das intenções de voto contra 26% do atual presidente. Para o resultado, o Ipec entrevistou presencialmente 1.200 eleitores. A pesquisa está registrada junto ao TSE sob o número MG-02868/2022. A margem de erro do levantamento é estimada em três pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Por fim, no Rio de Janeiro, que fecha a trinca dos estados com maior número de eleitores, há um empate técnico com vantagem numérica ao ex-presidente: Lula tem 35% das intenções de voto e o ex-capitão soma 33%. Ciro Gomes fica com 3%.

O instituto entrevistou 1.200 eleitores no estado, de 12 a 14 de agosto. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-08527/2022, com margem de erro estimada em três pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo