Política

Invasão da Esplanada por bolsonaristas põe em xeque atuação da PM do Distrito Federal

Apoiadores do ex-presidente com quem a reportagem conversou admitiram que contavam com a condescendência de agentes de segurança

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Após bolsonaristas invadirem a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o governo do Distrito Federal confirmou que aumentará o efetivo policial no local.

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) furaram a barreira de proteção colocada pelas forças de segurança do DF e da Força Nacional e entraram no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto em protesto contra a vitória do presidente Lula (PT).

O secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que é ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, afirmou que determinou “ao setor de operações da SSPDF providências imediatas para o restabelecimento da ordem”. Torres foi exonerado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que, em conversa com o governador Ibaneis Rocha (MDB), foi informado que o governo do DF “está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”.

“Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso”, escreveu Pacheco. “Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”.

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), usou as redes sociais para dizer que “a absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”.

“O governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços”, garantiu. “E as forças de que dispomos estão agindo”.

O governo federal já esperava a reação bolsonarista neste fim de semana. Dino autorizou o uso da Força Nacional de sábado 7 até segunda-feira 9 para garantir a proteção do local. A decisão ocorreu logo após convocações de protestos.

Nas redes sociais, o ministro afirmou que adotou a medida “em face de ameaças veiculadas contra a democracia”. A portaria assinada por ele determina o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar na proteção da ordem e do patrimônio público e privado.

No sábado, Dino já havia informado que definiria novas providências sobre os atos antidemocráticos e que “pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil”.

CartaCapital esteve no Quartel General do Exército da capital federal neste domingo e constatou que há um número maior de bolsonaristas do que nos últimos dias.

“Nós não vamos quebrar. Vamos entrar [na Esplanada] em uma casa que é nossa”, disse um dos participantes que veio do interior de São Paulo. “A ideia é juntar muita gente para invadir”.

Apoiadores de Bolsonaro com quem a reportagem conversou admitiram que contavam com a condescendência de policiais militares nos atos golpistas. “Eles não falam abertamente, mas acenam positivamente com a cabeça”, disse um bolsonarista.

A estratégia para chegar à Esplanada consistia em aglomerar o maior número de pessoas no local para só então iniciar a invasão. “Trouxe máscara e proteção para balas de borracha”, confessou um militante enquanto CartaCapital esteve no local.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo