Política

Governo Lula nomeia 122 militares no GSI

Nomeações acontecem após uma leva de 81 demissões

Créditos: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O governo Lula nomeou 122 militares para ocuparem cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As nomeações ocorrem em grupos e foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira 30.

Os militares ocuparão, segundo as portarias do DOU, cargos de especialistas, supervisores, secretários e assistentes. Há ainda a designação de um dos militares para a segurança da Presidência e um novo indicado para o escritório do GSI no Rio de Janeiro.

Para a segurança de Lula, o nome escolhido foi o do 1º tenente da Força Aérea Brasileira Antônio Felipe de Almeida Gonçalves. No Rio, quem recebe o cargo de novo assistente é o 2º sargento do Exército João Antônio de Farias Nascimento.

A nova leva de militares nomeados substitui 81 demitidos durante as últimas semanas. As dispensas ocorreram após Lula afirmar ter desconfiança de que integrantes das Forças Armadas teriam auxiliado a ação de golpistas em Brasília. O episódio culminou na troca de comando do Exército, além de mudanças no alto escalão do GSI.

Nas trocas mais significativas no Gabinete de Segurança, Lula dispensou um general aliado de Augusto Heleno e deu o cargo – o 2º mais alto posto de comando da pasta – para um aliado de Eduardo Villas-Bôas. A sugestão de troca partiu do próprio Exército.

Também nesta segunda-feira, o governo Lula dispensou dois militares que ocupavam cargos na equipe de ajudantes de ordens do presidente. São eles: o 1º tenente do Exército Adriano Alves Teperino e o major da Força Aérea Brasileira Daniel Lopes de Luccas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo