Política
Governo Lula nomeia 122 militares no GSI
Nomeações acontecem após uma leva de 81 demissões
O governo Lula nomeou 122 militares para ocuparem cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As nomeações ocorrem em grupos e foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira 30.
Os militares ocuparão, segundo as portarias do DOU, cargos de especialistas, supervisores, secretários e assistentes. Há ainda a designação de um dos militares para a segurança da Presidência e um novo indicado para o escritório do GSI no Rio de Janeiro.
Para a segurança de Lula, o nome escolhido foi o do 1º tenente da Força Aérea Brasileira Antônio Felipe de Almeida Gonçalves. No Rio, quem recebe o cargo de novo assistente é o 2º sargento do Exército João Antônio de Farias Nascimento.
A nova leva de militares nomeados substitui 81 demitidos durante as últimas semanas. As dispensas ocorreram após Lula afirmar ter desconfiança de que integrantes das Forças Armadas teriam auxiliado a ação de golpistas em Brasília. O episódio culminou na troca de comando do Exército, além de mudanças no alto escalão do GSI.
Nas trocas mais significativas no Gabinete de Segurança, Lula dispensou um general aliado de Augusto Heleno e deu o cargo – o 2º mais alto posto de comando da pasta – para um aliado de Eduardo Villas-Bôas. A sugestão de troca partiu do próprio Exército.
Também nesta segunda-feira, o governo Lula dispensou dois militares que ocupavam cargos na equipe de ajudantes de ordens do presidente. São eles: o 1º tenente do Exército Adriano Alves Teperino e o major da Força Aérea Brasileira Daniel Lopes de Luccas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo Lula demite mais 5 militares do GSI
Por Getulio Xavier
Governo dispensa militares ligados à Vice-Presidência e ao GSI
Por André Lucena
Lula demite general aliado de Heleno da secretaria-executiva do GSI
Por Getulio Xavier
Mensagens sugerem imprudência do GSI nos atos golpistas em Brasília
Por CartaCapital



