Política

Governo federal determina que apenas servidores em missão poderão acessar Terra Yanomami

Nova portaria conjunta da Funai e da Sesai suspende autorizações de ingresso à TI e estabelece normas de conduta na região

Foto: Terra Indígena Yanomami/Leonardo Prado/PG/FotosPúblicas/2015
Apoie Siga-nos no

O governo federal publicou, nesta quarta-feira 1, uma portaria que restringe o acesso à Terra Indígena Yanomami. A portaria conjunta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Pela portaria, a Funai resolveu suspender novas autorizações de ingresso à TI Yanomami enquanto durar o estado de emergência em saúde pública na região, decretado no último dia 20 de janeiro. Apenas profissionais de saúde e saneamento vinculados à Sesai, servidores da Funai e agentes públicos em missão poderão entrar na Terra Indígena Yanomami.

A portaria estabelece, ainda, que as autorizações que estão em vigor deverão ser reavaliadas pela Funai, “visando resguardar a integridade dos indígenas”.

A normativa estabelece, também, critérios para o ingresso dos agentes na TI Yanomami, a exemplo da apresentação do comprovante de esquema vacinal completo e atualizado. Além disso, será necessário apresentar comprovação de teste negativo contra Covid-19, realizado até 24 antes da data prevista para ingressar na Terra Indígena.

Por último, as novas regras impostas para o acesso à TI Yanomami estabelecem que não é possível retirar da TI qualquer tipo de material biótico, nem utilizar pesquisa para fins comerciais ou fotografar, gravar e filmar sem autorização dos indígenas.

O acesso à TI Yanomami é um dos pontos mais importantes no combate ao garimpo ilegal na região, que foi responsável pela devastação ambiental nos últimos anos. A Força Aérea Brasileira (FAB) autorizou, a partir desta quarta-feira 1, a restrição do espaço aéreo local.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo