Política

FAB inicia restrição do espaço aéreo na Terra Yanomami para combater o garimpo

O lançamento da Zona de Identificação de Defesa Aérea ocorre a partir de um decreto assinado pelo presidente Lula

Vista aérea de uma parte da Terra Indígena Yanomami. Foto: Michael Dantas/AFP
Apoie Siga-nos no

A Força Aérea Brasileira inicia à 0h desta quarta-feira 1º a operação de controle do espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, com o objetivo de combater o garimpo ilegal.

O lançamento da Zona de Identificação de Defesa Aérea, ou Zida, ocorre a partir de um decreto assinado pelo presidente Lula (PT) na segunda-feira 30.

A Aeronáutica prevê “a adoção de medidas de controle do espaço aéreo contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos”. A Zida se dividirá em três:

  • Área Branca (reservada)
  • Área Amarela (restrita)
  • Área Vermelha (proibida)

Na Área Vermelha da região, somente as aeronaves envolvidas na Operação Escudo Yanomami receberão autorização.

A Força planeja, ainda, a instalação de um radar TPS-B34, a fim de de ampliar a capacidade de defesa aérea e intensificar o poder de detecção e controle. As aeronaves radar E-99 e R-99 já estão na região e o alerta de Defesa Aérea de Boa Vista foi reforçado, disse a instituição.

Em discursos, Lula já havia antecipado a determinação de combater o garimpo ilegal em território Yanomami.

“Resolvemos tomar a decisão de parar com essa brincadeira. Não terá mais garimpo e não terá mais sobrevoo, nem abastecimento de combustíveis”, disse na segunda 30 o presidente, durante evento no Palácio do Planalto.

Segundo o decreto assinado por Lula, o Ministério da Defesa fornecerá dados de inteligência e transporte aéreo logístico para as equipes que participarão diretamente da neutralização de aeronaves e equipamentos relacionados com a mineração ilegal.

O documento prevê que as autoridades federais ficarão encarregadas de efetuar as requisições de bens, servidores e serviços necessários para transporte de equipes; abastecimento de água potável; fornecimento de alimentos e vestimentas; além da abertura ou reabertura de postos de apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas e de unidades básicas de saúde do Ministério da Saúde.


Imagem: Divulgação/FAB

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo