Política

Governador de Santa Catarina é alvo do segundo pedido de impeachment

Comissão da Alesc aprovou pedido que aponta fraudes na compra de respiradores e irregularidades em contratação de hospital de campanha

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). Foto: Julio Cavalheiro/Secom
Apoie Siga-nos no

Foi aprovado o segundo pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), durante sessão desta terça-feira 13 na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O primeiro pedido de impeachment foi atendido em julho, quando a Alesc abriu processo contra Moisés e sua vice, Daniela Reinehr. O procedimento segue em curso após decisão de setembro. De autoria do defensor público Ralf Zimmer Guimarães, o pedido diz que Moisés e Daniela cometeram crime em 2019, ao pedirem a equiparação entre salários dos procuradores do poder Executivo do Legislativo.

Já o segundo pedido foi apresentado no início de agosto por um grupo de 16 pessoas, entre elas advogados, desembargador aposentado, profissionais liberais e empresários.

A petição se refere à compra de 200 respiradores da empresa Veigamed, com pagamento antecipado de 33 milhões de reais, e a supostas irregularidades na contratação de um hospital de campanha no valor de 100 milhões de reais.

O grupo também acusa o governador de prestar informações falsas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Respiradores. Em setembro, Moisés foi alvo de buscas da Polícia Federal por fraudes na compra dos equipamentos.

Daniela foi poupada do processo por decisão da Alesc, que disse não ter visto indícios do cometimento de crime de responsabilidade. O relator do caso na comissão é o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB-SC).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo