Política

Assembleia de Santa Catarina abre processo de impeachment contra governador Carlos Moisés, do PSL

Comunicado foi feito pelo presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD)

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM
Apoie Siga-nos no

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado estadual Julio Garcia (PSD), anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL) e da vice Daniela Reinehr, por suposto crime de responsabilidade na concessão de aumento de salários a procuradores do Estado. O comunicado ocorreu nesta quarta-feira 22.

O pedido é de autoria do defensor público Ralf Zimmer Guimarães Junior, ex-defensor-geral de Santa Catarina e candidato a deputado federal pelo PSDB em 2018.

Segundo Zimmer Junior, Moisés e Daniela cometeram crime em ato de outubro de 2019, por meio de decisão administrativa, ao pedirem a equiparação dos salários dos procuradores do poder Executivo com os procuradores do Legislativo.

A ação havia sido arquivada por falta de provas, mas Zimmer Junior reapresentou o pedido em 11 de maio, com novos documentos. A Procuradoria Jurídica do Parlamento estadual, então, pediu ao presidente da Alesc que desse prosseguimento ao pleito.

Segundo a Assembleia, foram arquivadas outras quatro representações por crime de responsabilidade. Uma delas também tratava sobre o aumento salarial dos procuradores. As outras petições estavam relacionadas a ações durante a pandemia do novo coronavírus.

CartaCapital solicitou o posicionamento do governador de Santa Catarina, mas não recebeu resposta. A vice-governadora escreveu em sua rede social que aguarda a conclusão do processo “com serenidade” e que confia na “lucidez” e no “compromisso” da Alesc com a justiça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo