Política

FSB: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e chega a 48% dos votos válidos

Pesquisa mostra oscilação positiva do petista, enquanto o ex-capitão segue estagnado

Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) oscilou positivamente e chegou a 48% dos votos válidos, segundo a nova rodada da pesquisa do instituto FSB divulgada nesta segunda-feira 26. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar, tem 37% e Ciro Gomes (PDT), em terceiro, soma 8%. Isso significa que, para sacramentar a vitória em primeiro turno, o petista precisa saltar mais 2 pontos percentuais nesta última semana de campanha.

Nos resultados desta segunda, Bolsonaro e Ciro marcaram os mesmos percentuais da semana anterior e Lula viu seu grupo de apoiadores variar 1 ponto para cima. A vantagem que o ex-presidente tinha sobre o ex-capitão, portanto, se ampliou, passando de 10 para 11 pontos.

Em votos totais, que contabilizam brancos e nulos, Lula ganhou 1 ponto e chegou a 45%. Bolsonaro, por sua vez, se manteve estagnado com 35% pela terceira semana consecutiva. Ciro, assim como no levantamento anterior, somou 7%. Simone Tebet (MDB) foi a única a oscilar negativamente na pesquisa, de 5% para 4%.

Para além do cenário estimulado pelo instituto, Lula também ampliou a distância para Bolsonaro no cenário espontâneo, quando não são apresentadas opções de candidaturas aos entrevistados. O petista tem, neste caso, 44% de menções e o ex-capitão 34%. O resultado mostra um avanço de 2 pontos percentuais neste item para Lula e uma estagnação de Bolsonaro.

Segundo turno

De acordo com o FSB, Lula tem vantagem sobre Bolsonaro em uma eventual disputa de segundo turno. O ex-presidente soma 52% das intenções de voto, ante 40% do ex-capitão. Os números estão estáveis em comparação com os divulgados no levantamento anterior.

Na pesquisa desta segunda, há ainda outras quatro sondagens de disputas de segundo turno. Na primeira delas, Lula venceria Ciro por 47% a 36%. Já contra Simone, a vitória do petista seria de 49% a 34%. O instituto mostra ainda que Ciro bateria Bolsonaro por 48% a 39% e que o ex-capitão seria derrotado por Tebet por 46% a 40%.

Rejeição

No quesito rejeição, também monitorado pelo FSB, o candidato com o pior resultado é Bolsonaro, que somou 56% de indicações de ‘não voto de jeito nenhum’. O ex-capitão é seguido por Ciro, que tem 52% de reprovação a sua candidatura. Nestas menções negativas, Lula soma 46%. Já os demais candidatos, apesar de terem altos níveis de desconhecimento, são reprovados por cerca de 40% do eleitorado.

Ainda segundo a pesquisa, o percentual de eleitores que votariam em Lula, mas não em Bolsonaro é de 46%. Já o volume daqueles que optariam pelo ex-capitão, mas nunca pelo petista, é de 36%. O índice que rejeita os dois políticos é de 10%.

A pesquisa do instituto FSB foi contratada pelo banco BTG Pactual, ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. Na Justiça Eleitoral o registro do levantamento é o BR-08123/2022. Veja a íntegra:

pesquisa-btg-fsb-rodada-15-26set2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo