Política

Em busca do ‘voto útil’, Lula cresce 3 pontos, mostra pesquisa FSB

O petista tem 44% dos votos, Bolsonaro 35% e Ciro volta aos 7%; Simone também recuou 2 pontos em apenas uma semana

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) cresceu 3 pontos percentuais na semana marcada pela sua intensa campanha de busca pelo chamado ‘voto útil’. O dado consta na pesquisa do instituto FSB divulgada nesta segunda-feira 19.

O levantamento desta segunda traz o petista com 44% das intenções de voto, ante 35% de Jair Bolsonaro (PL) e 7% de Ciro Gomes (PDT). Há ainda Simone Tebet (MDB) com 5% e Soraya Thronicke (União Brasil) com 1%.

Há apenas uma semana, o petista tinha 41%, Bolsonaro somava os mesmos 35%, mas Ciro e Simone tinham 2% a mais do que aparecem atualmente. Tanto o ex-ministro, como a senadora são os alvos principais da campanha do ‘voto útil’.

Os resultados gerais da pesquisa fazem com que Lula tenha 47% dos votos válidos, 10 pontos percentuais a mais do que Bolsonaro. A distância entre os dois era de 7 pontos na semana anterior. Nesta segunda, em votos válidos, Ciro fica com 8% e Tebet tem 6%. Ele tinha 9% na pesquisa anterior e ela tinha 8%.

Lula, vale ainda dizer, subiu também na pesquisa espontânea feita pelo instituto. Ele tinha, há uma semana, 39% das intenções de voto, hoje soma 42%. Bolsonaro, neste caso, oscilou um ponto para cima e chegou a 34%. Ciro tinha 6% e passou a somar 4% e Tebet, que tinha 5%, hoje tem apenas 3%.

Segundo turno

O FSB também mediu a preferência dos eleitores em caso de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Neste cenário, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 39%. O resultado está em linha com o observado na semana anterior, quando foi de 51% a 38%.

Há ainda outras quatro disputas diretas monitoradas pelo FSB. Lula venceria Ciro por 48% a 35% e superaria Tebet por 50% a 33%. Já Bolsonaro perderia para o pedetista por 49% a 41% e seria derrotado pela senadora por 48% a 41%.

A pesquisa

Os resultados divulgados nesta segunda-feira foram obtidos a partir de 2 mil entrevistas com eleitores brasileiros, por telefone, entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o registro do levantamento é o BR-07560/2022. A pesquisa foi contratada pelo banco BTG Pactual. Veja a íntegra:

pesquisa-btg-instituto-fsb-roda1-4-sptember-22-19

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo