Justiça
Fachin segue Moraes e vota para tornar réus 100 denunciados pelo 8 de Janeiro
O julgamento ocorre por plenário virtual; a Suprema Corte segue com 3 votos a 0 pelo prosseguimento das investigações
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, votou para tornar réus 100 denunciados pela Procuradoria Geral da República por envolvimento nos atos golpistas do 8 de Janeiro.
Assim como o ministro Dias Toffoli, Fachin acompanhou o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
A partir desse entendimento, até o momento, a Suprema Corte tem 3 votos a 0 para tornar réus os 100 denunciados pela PGR por incitação ao crime.
Ao todo, a PGR já denunciou 1.390 pessoas responsáveis pela incitação e pela execução da depredação das sedes dos Três Poderes, que causou um prejuízo estimado em 20 milhões de reais aos cofres públicos.
Neste momento, o STF analisa a primeira leva das denúncias para decidir se tornam os bolsonaristas réus pelos seguintes crimes:
- associação criminosa armada;
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
- e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento é realizado no plenário virtual do STF, sistema pelo qual cada ministro deposita seu voto. A análise começou na terça-feira 18 e está prevista para ocorrer até dia 24 de abril.
Faltam votar os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Nunes Marques, André Mendonça, Rosa Weber e Luiz Fux.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PGR denuncia mais 100 pessoas ao STF por envolvimento no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Coronel da PM de Goiás é preso pela PF por participação nos atos golpistas
Por CartaCapital



