Política

Ex-chefe da FAB revela pedido de Zambelli por golpe; deputada ironiza: ‘Não sabia que alta patente aceitava pressão’

O Supremo Tribunal Federal derrubou o sigilo dos depoimentos sobre a trama golpista; Zambelli, novamente, é citada como defensora do plano de ruptura

A deputada federal Carla Zambelli. Foto: Lula Marques/EBC
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) reagiu às declarações feitas pelo ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, em depoimento à Polícia Federal.

Aos investigadores, o militar afirmou ter sido procurada pela parlamentar durante as discussões de uma trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. O conteúdo do depoimento se tornou público nesta sexta-feira, após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Nas redes sociais, Zambelli ironizou:

“Eu não sabia que Generais de alta patente aceitavam pressão de uma deputada de baixo clero. Nossas Forças Armadas já tiveram comandantes melhores”.

De acordo com Baptista Jr., a parlamentar lhe pediu: “Brigadeiro, o senhor não pode deixar o Presidente Bolsonaro na mão”. Segundo o relato prestado à PF, o militar teria respondido: “Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que a senhora proponha qualquer ilegalidade”.

O pedido, contou o ex-chefe da Aeronáutica, foi o mesmo apresentado ao general Paulo Sérgio de Oliveira, à época Ministro da Defesa. No depoimento à PF, ele disse que Oliveira “reportou ao depoente [Baptista] que foi abordado pela deputada federal Carla Zambelli de forma semelhante”.

Mais cedo, Zambelli disse não se lembrar do diálogo. Por meio de nota, a bolsonarista afirmou que ela jamais pediria algo ilícito e “se, porventura, pediu acolhimento, o fez por causa da derrota nas eleições”.

O depoimento de Baptista Jr. foi colhido no âmbito do inquérito que mira a articulação de um plano golpista para manter Bolsonaro no poder e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

PSOL vai ao Conselho de Ética

Na esteira da revelação sobre o pedido de Zambelli ao ex-chefe da Força Aérea Brasileira, a bancada do PSOL na Câmara fez um aditamento em uma representação que levou, no ano passado, ao Conselho de Ética da Casa contra a parlamentar.

“A deputada é um dos maiores expoentes do golpismo – e, portanto, do desrespeito ao Estado Democrático de Direito – dentro da Câmara dos Deputados. É fundamental que a representação chegue ao Conselho de Ética: e a cassação da Deputada Carla Zambelli, mais do que uma possibilidade, agora se torna um imperativo”, sustenta o partido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo