Política

Diretor jurídico da rede X renuncia a cargo no Brasil

O advogado Diego de Lima Gualda teria encerrado seu vínculo com a empresa de Elon Musk após a inclusão do bilionário na lista de investigados nas milícias digitais

Foto: Alain Jocard/AFP
Apoie Siga-nos no

O advogado Diego de Lima Gualda, diretor Jurídico da rede X, renunciou ao cargo nesta semana. A informação foi veiculada na rede LinkedIn e confirmada pela Junta Comercial de São Paulo.

Em seu perfil no LinkedIn, Gualda atualizou a descrição do cargo de diretor jurídico que ocupava, que agora consta ter sido responsável pela rede social X no Brasil de junho de 2021 a abril deste ano, em vez de ‘até o momento’.

A carta de renúncia de Gualda foi enviada à Junta Comercial no dia seguinte à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de incluir o empresário Elon Musk entre os investigados do inquérito das Milícias Digitais.

Segundo Moraes, Musk praticou, em tese, uma “dolosa instrumentalização criminosa” da rede social. O magistrado também determinou a abertura de um inquérito contra o bilionário.

O despacho ordena que o X se abstenha de desobedecer qualquer decisão judicial, incluindo a reativação de perfis suspensos pelo Supremo, sob pena de multa diária de 100 mil reais por conta, além de outras consequências legais.

Moraes afirma em seu despacho que Musk iniciou no sábado 6 uma “uma campanha de desinformação sobre a atuação sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral”.

Na sexta-feira 12, Musk mirou em novos alvos atuantes no Supremo Tribunal Federal. O bilionário questionou as nomeações de Cristiano Zanin e Flávio Dino, ambos indicados por Lula, enquanto interagia com publicações de parlamentares brasileiros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo