Mundo

Embaixador de Israel no Brasil se diz ‘desapontado’ com nota do Itamaraty sobre ataque do Irã ao país

Daniel Zonshine criticou a posição do Itamaraty sobre o ataque do Irã contra o país neste sábado 13 e afirmou esperar que o governo brasileiro condene o ataque

Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, criticou a posição do Itamaraty sobre o ataque do Irã contra o país neste sábado 13 e afirmou esperar a condenação do governo brasileiro diante o conflito. A declaração foi concedida em entrevista ao GlovoNews na manhã deste domingo 14.

Na noite de sábado, as forças do Irã lançaram mais de 300 mísseis e drones contra o território de Israel. Após a noite de forte tensão, o chefe das Forças Armadas iranianas Mohammad Bagheri, indicou nesta manhã que o ataque contra Israel na noite de sábado “atingiu todos os seus objetivos” e que Teerã não tem “nenhuma intenção” de dar sequência à operação.

“Não é a primeira vez que o Irã está envolvido em ações contra Israel. É  a primeira vez que está fazendo isso de uma maneira direta, do território dela para o território israelense”, destacou Zonshine ao noticiário. “Então, a expectativa é pelo menos ouvir qualquer condenação para esta coisa, em que aumentou o nível do envolvimento do Irã neste conflito que Israel está envolvido aqui no Oriente Médio. Infelizmente não ouvimos nenhuma condenação nesta mensagem do Itamaraty”, completou.

Em nota, o Itamaraty destaca que ‘desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países”, mas não condena diretamente o ataque promovido pelo Irã na noite passada.

Israel afirma ter conseguido interceptar 99% dos artefatos lançados pelo Irã contra o território, no entanto a informação é contestada pela mídia iraniana. O governo de Israel anunciou uma reunião neste domingo 14 para discutir uma resposta ao ataque de sábado, o que acende o alerta para uma escalada ainda maior do conflito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo