Política

EUA asseguram a Lula que reconhecerão rapidamente o resultado da eleição, diz agência

O objetivo é evitar quaisquer tentativas de contestação da vontade popular manifestada nas urnas que possam levar a um caos social, informa a Reuters

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Albari Rosa/AFP
Apoie Siga-nos no

Diplomatas dos Estados Unidos asseguraram a Lula, candidato do PT à Presidência da República, que reconhecerão rapidamente o vencedor da eleição brasileira, segundo o relato de duas fontes à agência Reuters. O objetivo é evitar quaisquer tentativas de contestação da vontade popular manifestada nas urnas que possam levar a um caos social.

Na quarta-feira 21, o petista se reuniu com o chefe da embaixada norte-americana no Brasil, Douglas Koneff. No encontro, de acordo com a agência de notícias, Lula foi informado de que Washington planeja reconhecer imediatamente o desfecho do pleito, incentivando outros países a fazer o mesmo.

Lula tem 50% dos votos válidos e pode vencer a eleição no primeiro turno, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira 22. Na comparação com o levantamento anterior, da semana passada, o petista oscilou dois pontos para cima.

Considerando a margem de erro, Lula tem entre 48% e 52%. Para triunfar na primeira rodada, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, anota 35%, um ponto a menos que na pesquisa passada.

Em situação delicada, o ex-capitão voltou nesta sexta-feira 23 a fazer ameaças às instituições, durante comício em Divinópolis (MG). Sem qualquer evidência, também repetiu a alegação de que vencerá o pleito no primeiro turno.

O Departamento de Estado norte-americano já se pronunciou em diferentes ocasiões em defesa do sistema eleitoral brasileiro, alvo constante de ataques infundados de Bolsonaro.

Em julho, o porta-voz da pasta, Ned Price, afirmou que o sistema eletrônico do Brasil é um “modelo” para outros países.

“Eleições vêm sendo conduzidas pelo capacitado e já testado sistema eleitoral brasileiro e pelas instituições democráticas com sucesso ao longo de muitos anos. Então, ele é um modelo para nações não apenas neste hemisfério, mas além”, defendeu. A manifestação ocorreu após Bolsonaro reunir embaixadores em Brasília para repetir fake news sobre as urnas e agredir instituições como o Tribunal Superior Eleitoral.

Price ainda disse que os Estados Unidos são um “parceiro democrático do Brasil” e acompanharão as eleições de outubro “com grande interesse e expectativa total de que serão conduzidas de maneira livre, justa e confiável, com todas as instituições relevantes agindo sob a regra constitucional”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo