CartaCapital

Erika Hilton pede que MP investigue junto ao TCU o apagão de arquivos nos computadores do Planalto

A deputada eleita solicita que a Secretaria-Geral da Presidência e os departamentos de tecnologia sejam intimados para prestar esclarecimentos sobre o caso

Erika Hilton, durante sessão de homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ no parlamento da capital paulista. Foto: Afonso Braga/Câmara Municipal de São Paulo
Apoie Siga-nos no

A vereadora e deputado eleita Erika Hilton (PSOL-SP) pediu na última sexta-feira 11, que o Ministério Público abra um inquérito para investigar junto ao Tribunal de Contas da União se computadores do Palácio do Planalto foram formatados depois do 2º turno das eleições. E caso confirmado, de que se identifique o mandante e os responsáveis pelo apagão dos dados.

No documento, Erika pede aos gestores públicos que, eventualmente, estejam “envolvidos na irregularidade narrada” sejam submetidos às autoridades competentes e que informações adquiridas no decorrer da investigação sejam enviadas ao Ministério Público Federal, que já pediu a abertura de investigação.

Além disso, pede que a Secretaria-Geral da Presidência e os departamentos de tecnologia vinculados sejam intimados a prestarem esclarecimentos, apresentando a Política de Segurança da Informação do Planalto.

Sobre suposto ‘apagão’ decorrente de erro da máquina. O documento relembra que: “Para a situação atual do apagamento dos computadores, não se tem notícia da existência de algum framework que oriente o apagamento integral dos dados virtuais, em caso de detectada alguma ameaça externa no sistema operacional de um órgão público”.

“Em sentido oposto, a Norma Técnica ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005 e o próprio Tribunal de Contas da União, por meio de uma série de acórdãos, recomendam a criação de cópias de segurança de documentos oficiais que estejam sob ameaça de qualquer natureza”, diz um trecho do documento..

Até o momento, secretarias vinculadas ao Palácio do Planalto não se manifestaram sobre o assunto. 

Leia o pedido na íntegra: 

HILTON_DenunciaMPF

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo