CartaCapital

assine e leia

São Paulo/ Torneira aberta

Câmara Municipal dá aval à privatização da Sabesp em primeira votação

Os sindicatos foram surpreendidos com a votação às pressas – Imagem: Yuri Salvador/CMSP
Apoie Siga-nos no

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na quarta-feira 17, um Projeto de Lei que abre caminho para a privatização da Sabesp. Por 36 a 18, os vereadores revogaram artigos de uma lei municipal de 2009 que previa a extinção do contrato entre a prefeitura e a companhia de saneamento, caso o controle acionário da empresa de economia mista fosse transferido à iniciativa privada. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação, mas o dilatado placar do primeiro turno indica que o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, não terá dificuldade para concluir a venda dos ativos da Sabesp.

A sessão foi marcada por tumultos e bate-bocas entre os vereadores e o público. Na véspera, a Câmara aprovou regime de urgência para a pauta, ignorando as audiências já agendadas em vários bairros da cidade. Sindicatos e movimentos sociais tentaram impedir a votação, sob a alegação de falta de transparência e participação popular no processo.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s