Justiça

Em reta final de mandato na PGR, Aras terá encontro com Lula no Planalto

Segundo mandato de Augusto Aras como procurador-geral da República acaba em setembro deste ano

Aras está no cargo de PGR desde 2019, quando foi indicado por Bolsonaro. Fotos: Julien de Rosa/AFP e Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Às vésperas da sucessão para o cargo de procurador-geral da República, o presidente Lula (PT) vai se reunir com Augusto Aras, atual PGR, na tarde desta quinta-feira 17 no Palácio do Planalto.

O encontro está registrado na agenda oficial do presidente para às 17h30. Este será o último compromisso oficial de Lula no dia.

O segundo mandato de Augusto Aras como procurador-geral da República se encerra em setembro deste ano. Aras está no cargo de PGR desde 2019, quando foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Críticos ao atual PGR apontam que a sua gestão foi marcada pela ausência de denúncias em relação à conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro na pandemia de Covid-19.

Desde que assumiu o cargo, Aras encerrou mais de 70% dos pedidos de investigação que tinham como alvo o ex-presidente. Aras agora busca se aproximar do presidente Lula para tentar permanecer no cargo.

Candidatos ao cargo

Um dos principais cotados para suceder o atual PGR é o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco, que apresentou uma dura manifestação pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro. O procurador Antônio Carlos Bigonha também é citado como forte pretendente à vaga.

Apesar da resistência em alguns setores petistas, o nome de Aras não está totalmente descartado e já recebeu elogios de aliados de Lula.

O líder do PT no Senado, Jaques Wagner (PT/BA), já disse que o PGR “prestou importante serviço ao Brasil”. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também já elogiou o trabalho de Aras.

Em 2021, Aras foi o responsável por acabar com a força-tarefa do Paraná. Recentemente o procurador se vangloriou, em post nas redes sociais, de ter ‘desestruturado as bases do lavajatismo’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo