Política
Em meio a novas imagens, chefe do GSI apresenta atestado e falta em audiência sobre 8 de Janeiro
Gonçalves Dias era o responsável pela segurança do Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, apresentou um atestado alegando motivos de saúde e faltou ao depoimento na Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados.
O general da reserva, responsável pela segurança do Palácio do Planalto, seria ouvido sobre as ações do GSI durante os ataques do dia 8 de Janeiro que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes por manifestantes golpistas, em Brasília.
No documento apresentado à Comissão, Dias alegou que sofreu um “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”.
O general fez parte da segurança pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os dois primeiros mandatos do petista.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara está sendo comandada por bolsonaristas e tem sido usada para pressionar os ministro indicados pelo governo Lula.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
GSI foi observador de fim de festa e Gonçalves Dias deve ser exonerado, diz historiador sobre imagens do Planalto
Por Getulio Xavier
CPI do 8 de Janeiro é liderada por quem ‘passou pano’ para terrorismo, diz Padilha
Por CartaCapital
Fachin segue Moraes e vota para tornar réus 100 denunciados pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Após veto de Bolsonaro, Brasil comemora pela primeira vez o Dia dos Povos Indígenas
Por Caio César
Quem é Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI que apareceu em novas imagens do 8 de Janeiro
Por CartaCapital



