Política

É insano o MDB ter uma candidatura com 1% dos votos, diz Renan ao apoiar Lula

‘Somar o potencial [de votos] dos candidatos da terceira via é somar quase nada com pouca coisa’, afirmou o senador

O senador Renan Calheiros. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) reforçou nesta quinta-feira 14 que o seu partido deveria apoiar a candidatura do ex-presidente Lula (PT) na eleição de outubro. O parlamentar disse ainda que, no momento, a pré-candidata Simone Tebet (MDB) não apresenta condições de superar a disputa entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Considero insano um partido como o MDB, o maior nacional, possa ter uma candidatura com perspectiva de 1% dos votos e lamentavelmente sem projeção de crescimento”, afirmou o senador em entrevista ao UOL. “Mesmo que Tebet venha a ser a candidata desse centro democrático, nós não temos, do ponto de vista das pesquisas, para onde ir, a não ser que caia a candidatura do Lula ou do Bolsonaro”.

Renan é um dos membros do partido que têm discordado da direção nacional da legenda, que insiste em candidatura própria para a presidência da República.

“Somar o potencial [de votos] dos candidatos da terceira via é somar quase nada com pouca coisa”, avaliou o senador ao UOL. “Não vai alterar numericamente as expectativas que há com relação ao processo eleitoral”.

O parlamentar disse ainda que a eleição neste ano é “uma disputa entre a democracia e a autocracia”.

“Eu apoio o Lula porque é a única candidatura que pode derrotar Bolsonaro e pode reafirmar os valores civilizatórios”, acrescentou. “Quero ajudar para que a campanha não seja partidária e estreita”.

Como noticiou CartaCapital, petistas já dão como certo o apoio de parte do MDB a Lula.

“Independente da Tebet, o MDB do Norte e Nordeste vai apoiar o Lula”, afirmou na terça-feira 12 um parlamentar do PT em caráter reservado.

À reportagem, o ex-senador Garibaldi Alves (MDB-RN), que será candidato a deputado federal, apontou que o apoio ao petista acontece em decorrência da ainda pouca viabilidade eleitoral de Tebet.

Na segunda-feira 11, Lula esteve reunido em Brasília com senadores e ex-parlamentares de diversas legendas. O jantar, realizado na casa de Eunicio Oliveira (MDB-CE) serviu para o petista reforçar a necessidade de união já no primeiro turno.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.