Política

Discurso golpista perde poder de influência entre grupos evangélicos, aponta pesquisa

Pela primeira vez desde a reta final das eleições, os grupos publicaram mais mensagens religiosas do que políticas

Apoie Siga-nos no

O discurso golpista que tenta impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu força entre as redes evangélicas nos últimos dias, segundo monitoramento da Casa Galileia, organização que reúne pesquisadores e promove iniciativas plurais para o público cristão.

Foi apontado pelo estudo uma mudança nos conteúdos compartilhados pelas redes da extrema-direita evangélica, que agora publica mensagens de cunho mais religioso, deixando de lado a política. 

As eleições foi o tema principal das publicações de páginas e perfis ligados ao grupo na reta final da campanha eleitoral. 

Ao todo foram analisados mais de 3 mil postagens no Facebook, Instagram e Youtube de 308 perfis. 

“A extrema-direita evangélica segue denunciando a perseguição e a censura aos cristãos por parte do presidente eleito Lula e do ministro Alexandre de Moraes [do Tribunal Superior Eleitoral], desmobilizando as narrativas de fraude eleitoral ou de apoio às manifestações golpistas”, aponta o documento.

Apesar da mudança do conteúdo, ainda são encontradas mensagens em apoio aos atos golpistas que acontecem na frente dos quartéis desde o dia 30 de outubro. 

“É importante destacar que, apesar desses vídeos permanecerem concentrando números consideráveis de visualizações, os vídeos de conteúdos políticos nos canais evangélicos foram pouco mais de 10% na lista dos maiores engajamentos da semana”, cita trecho do documento. 

No rol das postagens que tem como tema a política, o foco se tornou o ministro presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Alexandre de Moraes. 

O pastor Silas Malafaia foi um dos que mais publicou conteúdo contra o magistrado, reiterando a tese falsa de fraude eleitoral. 

“[Ele] Voltou a chamar Moraes de ditador da toga e sugeriu que os ministros do TSE pedissem demissão”, diz o texto. 

As decisões do ministro quanto a desmonetização de canais propagadores de fake news também tem um amplo espaço nos grupos, que apontam estar havendo censura no Brasil, ignorando que a incitação de golpe militar é crime contra o Estado Democrático de Direito. 

A mais recente desinformação veiculadas pelas redes da extrema-direita evangélica está a suposta doença de Lula, que poderia inclusive não tomar posse, segundo as teorias conspiratórias. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo