Política

Deputados debatem limites constitucionais para atuação política das Forças Armadas

Uma audiência temática na CCJ da Câmara tenta definir a zona de atuação política dos militares brasileiros

Militares do Exército em fila. Foto: Acervo 13BIB - Curitiba /PR
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados promove seminário sobre “As Forças Armadas e a política: limites constitucionais” nesta quarta-feira (16).

O pedido para realização do evento é do presidente da comissão, deputado Rui Falcão (PT-SP). Para ele, é preciso identificar os limites e possibilidades de atuação das Forças Armadas dentro de nosso arquétipo constitucional.

“Convém identificar quais os aperfeiçoamentos são exigidos deste Congresso Nacional, em geral, e desta Câmara dos Deputados, em particular, para eliminar dúvidas sobre o papel constitucionalmente adequado das Forças Armadas”, afirmou.

Foram convidados para debater o assunto, entre outros:

  • a diretora da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), Adriana Aparecida Marques;
  • o ex-deputado Federal, Manuel Domingos Neto;
  • o ex-deputado federal e ex-ministro da Defesa Raul Jungmann;
  • ex-ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
  • do Brasil Sérgio Westphalen Etchegoyen.

O seminário ocorre a partir das 14 horas, no plenário 1. O tema tem sido alvo constante de articulações no governo federal. Projetos de lei gestados no Ministério da Defesa do governo Lula (PT) buscam mandar para a reserva os fardados que quiserem ocupar cargos na gestão ou concorrerem em eleições. O tema, apesar de bastante debatido, ainda não avançou no Congresso.

Em outra frente, o governo Lula tenta promover mecanismos mais rigorosos de investigação para aqueles militares que já estão ocupando cargos na administração pública. A ideia é que órgãos civis possam promover investigações em caso de necessidade. Atualmente, as apurações são feitas apenas pelos próprios militares.

Em todo o caso, o governo busca promover o cerco aos fardados na política sem que o avanço cause incômodos na caserna. A relação entre Lula e militares, em especial na era pós-Bolsonaro, tem sido um tanto quanto espinhosa. Mais recentemente, porém, com o início das revelações de corrupção envolvendo militares do alto escalão das Forças Armadas, o clima se tornou menos favorável aos fardados, o que fez com que a pressão exercida sobre o governo diminuísse. A relação entre os quartéis e os golpistas do dia 8 de Janeiro também contribuiu para o atual momento.

(Com informações de Agência Câmara)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo