Política

Deputados bolsonaristas articulam homenagem a Musk na Câmara

Bilionário atacou o ministro Alexandre de Moraes e ameaçou desbloquear todos os perfis do Twitter derrubados por decisão judicial

Parceria. Bolsonaro e Musk estreitaram relações durante uma visita do magnata ao Brasil, sob o pretexto de vender satélites - Imagem: Cleverson Oliveira/MCom
Apoie Siga-nos no

Os deputados federais Coronel Meira (PL) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL) apresentaram, nesta segunda-feira 8, pedidos de homenagem a Elon Musk, empresário e dono do X, antigo Twitter, na Câmara. 

O pedido da honraria acontece em um momento de tensão entre o bilionário e o Poder Judiciário brasileiro. 

Os requerimentos feitos pelos deputados pedem Moção de Aplausos e Louvor de manifestantes da Casa, para homenagear pessoa pública. 

Segundo a dupla bolsonarista, Musk merece receber a homenagem pública dos parlamentares por “expor e enfrentar a censura política e infundada imposta pela Justiça brasileira contra os usuários da plataforma no país” e “enfrentar o abuso de autoridade perpetrados pela Suprema Corte brasileira”. 

Na justificativa, os parlamentares apontaram que, ao abrir arquivos do X, o empresário teria tornado pública uma suposta pressão exercida pelo Judiciário brasileiro, representado pelo ministro Alexandre de Moraes, para obter dados de usuários da plataforma. 

“Foi nítido, e bastante vexatório, observar que os colaboradores da rede social respeitavam mais a Legislação Pátria do que aquele que tem o dever funcional de fazê-lo. Além disso, Musk fez um questionamento direto ao Ministro Alexandre de Moraes sobre a censura e, para completar, anunciou que irá rever todos os usuários bloqueados ao arrepio da lei”, escrevem os bolsonaristas no requerimento.

Neste sábado 6, Musk usou o X, antigo Twitter, para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal. Em uma publicação, o bilionário pediu a renúncia do ministro da mais alta Corte do Judiciário brasileiro, a quem acusa de promover a censura e perseguição de políticos. 

O bilionário ainda insinuou que retiraria todas as restrições de contas na plataforma determinadas pelo STF.

Moraes é o relator de diversos inquéritos e ações penais no STF relacionadas ao ex-presidente e seus aliados. Um dos mais sensíveis é o Inquérito das milícias digitais, que investiga disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas. Ao longo da tramitação dos procedimentos, Moraes proferiu diversos despachos que suspenderam perfis nas redes sociais vinculados as fake news.

Após a ofensiva de Musk contra essas decisões, , Moraes determinou a inclusão do empresário norte-americano no Inquérito das Milícia Digitais. Ele também determinou uma multa diária de 100 mil reais para cada perfil bloqueado que Musk reativar nas redes.

Nesta terça, o bilionário dobrou a aposta e chamou o ministro brasileiro de ditador. Em outra publicação, seguiu imputando crimes ao ministro, alegando que Moraes deveria ser julgado perante a lei brasileira.

A Polícia Federal, vale frisar, já está no caso. Nesta segunda-feira 8, a corporação passou a investigar se o bilionário fez apologia ao crime ao promover ataques contra Moraes e ameaçar não cumprir decisões da Justiça brasileira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo