Política
Deputado gaúcho compara a Bahia ao Haiti e diz que o estado é ‘sujo’
Mauricio Marcon foi duramente criticado pelo ex-presidente do STF Joaquim Barbosa; o deputado Leonel Radde (PT-RS) registrou um boletim de ocorrência


O deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS) fez declarações preconceituosas sobre os eleitores nordestinos e criticou o fato de Lula (PT) ter obtido melhores resultados na região em 2022 na comparação com o então candidato Jair Bolsonaro (PL).
“A gente esteve lá na Bahia. É um Haiti, não tem explicação, é uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística, então a gente fica imaginando onde não é”, disse o parlamentar. “Se o Brasil tivesse uma educação melhor, com renda melhor, o Lula não seria presidente.”
Marcon ainda fez alegações sobre um suposto esquema de compra de votos no Nordeste. “Aquele cara que é analfabeto, que mora lá no interior do sertão, não tem acesso à informação, continuar votando para ele ter 50 reais é importante. Então, como que muda isso?”.
A reação
As declarações foram duramente criticadas por representantes da política. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa deu uma resposta contundente ao deputado.
“Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas”, escreveu.
Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, ie, a sua gigantesca e decisiva https://t.co/dLTTKXLHyl
— Joaquim Barbosa (@joaquimboficial) February 8, 2023
O deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) anunciou o registro de um boletim de ocorrência na Delegacia de Combate à Intolerância. Segundo ele, Marcon “insiste incessantemente em cometer crimes pela internet, fazer falas violentas, continuar propagando preconceito”. Radde também anunciou, ao lado da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), um pedido de providências na Câmara dos Deputados. “Nós não podemos dialogar com racistas, com fascistas”, justificou o petista.
Não toleramos o racismo e a discriminação! 🚫 A defesa da democracia e da igualdade é uma das bandeiras do Mandato Antifascista. Por isso, denunciamos o Deputado Federal @Maubmarcon (Podemos) pelas suas falas racistas contra o estado da Bahia e o povo nordestino. pic.twitter.com/ePPHgPjsD7
— Leonel Radde (@LeonelRadde) February 8, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro Nogueira depõe ao TSE em ação que pode tornar Bolsonaro inelegível
Por Wendal Carmo
Bolsonarista Eduardo Girão anuncia sua filiação ao partido Novo
Por André Lucena
Governo Lula dispensa coronel que atuava como diretor da segurança de Bolsonaro no GSI
Por CartaCapital
Casos de malária no distrito sanitário Yanomami mais que dobraram durante o governo Bolsonaro, aponta relatório
Por André Lucena
Os protagonistas sociais do encontro Lula-Biden
Por Paulo Abrão
Governo Lula não discute reversão na autonomia do Banco Central, diz Padilha
Por CartaCapital