Política

Deputado bolsonarista vai à PGR para proibir linguagem neutra em veículos do governo

Para o deputado José Medeiros (PL-MT), o recurso agride a Língua Portuguesa e os direitos da família

O deputado José Medeiros (Ag. Senado)
Apoie Siga-nos no

O deputado federal bolsonarista José Medeiros (PL-MT) acionou a Procuradoria-Geral da República contra a utilização da linguagem neutra em canais oficiais do governo federal, após o recurso aparecer em uma publicação da Agência Brasil, veículo de comunicação ligado à Presidência da República.

Na representação, o parlamentar argumentou que a substituição dos artigos definidos “o” e “a” seria uma agressão à Língua Portuguesa, “fundamental para formação da família e desenvolvimento das crianças e adolescentes em bases biológicas e não ideologizadas”.

A reportagem à qual o bolsonarista se refere, veiculada na segunda-feira 24, tratava sobre um encontro entre lideranças LGBT+ eleitas em 2022, entre eles as deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).

No título da publicação, a Agência Brasil se referiu ao grupo como “parlamentares eleites”.  De acordo com o veículo, a troca foi solicitada pela deputada estadual intersexo Carolina Iara (PSOL-SP).

O uso da linguagem neutra é uma bandeira de pessoas agênero, que não se identificam com qualquer gênero, e não binárias, que não se identificam apenas com o gênero masculino ou o feminino.

A linguagem neutra, vale dizer, virou alvo de bolsonaristas nos últimos anos. Cerca de 58 projetos de lei, apresentados nas Assembleias Legislativas de 20 estados brasileiros desde 2019, tinham como proposta o veto à utilização do mecanismo, segundo levantamento do jornal O Globo.

Do total, apenas um foi aprovado, em Rondônia. De autoria do deputado Sargento Eyder Brasil (PL), a legislação teve os efeitos suspensos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, que a considerou incompatível com a ordem democrática e os valores humanos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo