Política

Crítica de Lula na posse de Gonet é para evitar uma nova Lava Jato, diz Gleisi

O presidente afirmou que o PGR não pode se curvar ao Executivo, ‘mas também não pode se submeter a manchete de nenhum jornal’

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira 18 que o discurso do presidente Lula (PT) na posse do novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, é uma “crítica certeira à atuação midiática de procuradores”.

Segundo ela, trata-se de um “recado para que outras Lava Jatos, da forma como vimos, nunca mais aconteçam”. A mensagem foi publicada por Gleisi nas redes sociais.

Na cerimônia, Lula criticou indiretamente a atuação midiática do Ministério Público Federal, então sob o comando de Rodrigo Janot, durante o período de ascensão da Lava Jato.

O presidente reforçou que o procurador-geral não pode se curvar ao Executivo ou ao Legislativo, “mas também não pode se submeter a manchete de um jornal e manchete de um canal de televisão”.

“Houve um momento em que aqui neste país as denúncias das manchetes de jornal falaram mais alto do que os autos dos processos, muitas vezes. E quando isso acontece, se negando a política, o que vem depois é sempre pior do que a política. Não existe possibilidade de um Ministério Público achar que todo politico é corrupto”, enfatizou Lula.

Em seu pronunciamento, Gonet afirmou que seu trabalho à frente da PGR deve seguir o “mastro forte dos princípios constitucionais diretores do nosso atuar e do nosso destino”.

“No nosso agir técnico não buscamos palco nem holofotes”, prosseguiu. “Havemos de ser fiéis e completos ao que nos delega o constituinte e nos outorga o legislador democrático.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo